O projeto

Hibridismo, sobreposição, instantaneidade. A vida atual cada vez mais parece caber naquela frase:”tudo ao mesmo tempo, agora”. É para celebrar, interagir e questionar esta característica fundamental de nosso cotidiano que o Santander Cultural de Porto Alegre apresenta o projeto “AGORA / ÁGORA – Criação e transgressão em rede”.

A mudança da percepção do tempo é uma característica do nosso agora. Há muito abandonamos a ilusão de atingir o todo, de ter uma explicação totalizadora de nosso lugar no mundo. Nossa atividade diária é costurar fragmentos, flashes, instantes, em um quebra-cabeças que jamais se completará. Nossa certeza de hoje é nossa dúvida de amanhã. Não existe mais a noção de que o passado explica o presente e iluminará o futuro. A validade das coisas é relativa ao momento que elas habitam.

Essa idéia é o eixo de todo o projeto e, ao mesmo tempo, a temática central da exposição “Agora/Instantâneo/Simultâneo”, curadoria de Angélica de Moraes que reúne 14 artistas nacionais e internacionais em torno da passagem rápida do tempo sobre as coisas e o resultado disso para o entendimento do nosso mundo atual. Todas as obras escolhidas, mesmo nas mídias tradicionais (pintura, escultura, desenho), envolvem esse tema ou foram feitas em meios expressivos que utilizam o tempo (filme, vídeo, fotografia, videoinstalação).

Além da exposição no espaço físico e em cruzamento com ela no espaço virtual, há o lado web do projeto, denominado Ágora, sob coordenação de Giselle Beiguelman e participação de Karla Brunet e Juan Freire. A palavra Ágora define bem sua característica: Ágora, na antiga Grécia, era o local onde os cidadãos se reuniam para resolver os destinos da cidade. Algo que a internet ampliou a nível planetário e que é aqui utilizado como plataforma de discussão de estratégias de criação coletiva de conhecimento e mobilização através das redes sociais. O objetivo é promover e fermentar o pensamento do agora como algo a ser construído coletivamente, a partir de idéias individuais.

O projeto “Agora/Ágora – Criação e transgressão em rede” apresenta formato inédito no circuito cultural brasileiro. O público é convidado a observar e interagir em dois espaços – o real e o virtual – que têm suas características próprias mas também se expandem e potencializam pela mistura e combinação.

Exposição Agora/Instantâneo/Simultâneo

Toda a exposição está pensada para criar estranhamentos e mostrar o absurdo que seria tentar enquadrar, separar, classificar e medir a arte contemporânea, que cada vez mais trabalha na expansão de limites de percepção e no cruzamento de significados”, observa a curadora Angélica de Moraes.

Ágora

A plataforma Ágora é acessável em www.agora.art.br e inclui conteúdos informativos sobre Artivismo e Tecnologias Sociais, com “uma seleção comentada de projetos que propõem o uso colaborativo e original das redes, iluminando o potencial de dissidência da arte contemporânea”, afirma Giselle Beiguelman.

Segmento importante de Ágora, Fluxo de Idéias é um espaço de acolhimento e disseminaçao de idéias, que irá premiar propostas inovadoras na área do empreendedorismo social enviadas pelo público. Abrangerá ainda seminários via Twitter e exposições online de fotos e vídeos no Flickr. A curadora Angélica de Moraes fará Idéias Enredadas, seleção no Facebook de notícias, comentários e dicas sobre o que acontece no mundo expandido das artes no panorama nacional e internacional.

Atividades complementares

O projeto “Agora/Ágora – Criação e transgressão em rede” terá um ciclo de debates com pensadores e artistas, que acontecerá na sala multiuso do Santander Cultural e no Teatro do CIEE, além de aquecimentos reflexivos através do twitter. Um catálogo documentará a exposição e as atividades web tanto em versão impressa como no site do projeto.

Equipe:

Curadoria geral: Angélica de Moraes

Ativação web: Giselle Beiguelman

Curadores convidados (Tecnologia Social): Juan Freire e Karla Brunet

Coordenação: Aron Krause Litvin e Daniel Muller Caminha (Estúdio Nômade)

Planejamento e Produção Executiva: Bruna Fetter

Gerenciamento Administrativo-Financeiro: Michelle Sommer

Assistência de Produção: Lúcia Streck

Projeto Expográfico: Eduardo Saorin e Michelle Sommer (URBANAUTA)

Serviço

AGORA / ÁGORA – Criação e transgressão em rede

www.agora.art.br

De 26 de maio a 07 de agosto
no Santander Cultural de Porto Alegre (Praça da Alfândega)

Advertisements

8 Responses to O projeto

  1. Pingback: Karla Brunet » AGORA / ÁGORA criação e transgressão em rede

  2. Silvio Alves says:

    Pessoal,
    Parabéns pela iniciativa. Muito bacana mesmo!
    Acho que o nosso projeto “portoalegre.cc” tem muito haver com o seu projeto.
    Mais mais uma vez, congratulações.
    Abraço,
    Silvio Alves (silvioa@unisinos.br)

    • redeagora says:

      É verdade Silvio, o portoalegre.cc é um grande exemplo para nós, inclusive tivemos contato com alguns dos membros da equipe de vocês através do nosso outro projeto Estante Publica.
      Continuem assim!
      Grande abraço

  3. Davis Celistre says:

    Olá, podem me informar qual o valor da entrada?
    Obrigado!

  4. Thales says:

    Olá,
    Tenho acompanhado os talkshops pelo twitcasting (acho incrivel esse acesso via net), mas nada se compara a presença.
    Queria saber se os talks são abertos ao público?
    Grato.

    • redeagora says:

      Olá Thales
      Que bom saber que você tem acompanhado!
      Os talkshops são livres e de entrada franca, sempre no Santander Cultural
      Basta chegar até 15 minutos antes do horário marcado de início.
      Um grande abraço

  5. Pingback: Tecnología Social « Observatorio Social Cantabria

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s