Educação à Distância


Ao lerem o post anterior sobre a oficina da Perry Bard, alguns leitores questionaram sobre a didática de Educação à Distância (EAD) que será utilizada durante esta oficina. Então vamos desmistificar um pouco esta metodologia que se torna cada vez mais popular em nosso mundo permanentemente conectado.

O termo pode ser novo, mas a verdade é que a EAD está presente na sociedade há muitos anos (alguns séculos antes do Telecurso 2000), desde os tempos da Antiguidade Clássica no Império Romano. Naquela época, governadores romanos em províncias isoladas valiam-se da extensa rede de correios do Império para se comunicar com representantes do governo central em Roma (ou outras cidades-chave como Lutécia ou Alexandria) e aprender sobre novas táticas e medidas adminstrativas do Império.

Pode parecer uma mera correspondência por carta, e a verdade é que essa é a característica principal da Educação à Distância. É basicamente um processo pedagógico que se dá mediado por tecnologias, sejam elas eletrônicas – internet, televisão – ou não – cartas, jornais, revistas (geralmente é utilizada uma didática própria para cada meio). Na maioria dos casos sua prática ocorre quando aluno e professor não estão fisicamente reunidos ou quando há alguma impossbilidade para que o ensino presencial ocorra. Seu grande mérito é justamente esse: a quebra das barreiras temporais e geográficas.

Para o projeto Agora/Ágora, a Educação à Distância é a didática democrática por excelência na sociedade 2.0. A adaptação deste formato de ensino aos meios atuais – especialmente a internet – está permitindo (e permitirá ainda mais com a facilitação do acesso às tecnologias) a quebra das barreiras sociais históricas que incentivam a formação do ciclo vicioso “pobreza na infância/pouco acesso à educação/menor acesso ao mercado de trabalho/pobreza na vida adulta”. Fóruns, salas de chat ou vídeos no Youtube são ferramentas que carregam em seu DNA um potencial imenso de disseminação e colaboração, permitindo que a real Criação e Transgressão em Rede aconteça.

A oficina da semana que vem é um esforço conjunto do projeto Agora/Ágora com o Senac-RS e a artista canadense Perry Bard para trazer à nossa realidade uma discussão que trata justamente das possbilidades de criação sob limitações de tempo e espaço.

Então não espere as vagas acabarem e se inscreva logo!

Grande abs.

Advertisements
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s